quinta-feira, 24 de junho de 2010

NOTAS EXAME - TURMA B

FACSUL - FACULDADE MATO GROSSO DO SUL
Curso : EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA) Semestre: 01
Disciplina: APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO MOTOR
Professor : RAFAEL DO NASCIMENTO VALENTE

NOTAS EXAME

Acadêmico:
AILTON - Nota: 7.7
DAYANA - Nota: 7.7
DOUGLAS - Nota: 6.5
FÁBIO - Nota: 6.5
GLEIDSON - Nota: 7.7
LUCAS - Nota: 7.0
REGINALDO - Nota: 8.0
ROGÉRIO - Nota: 7.0
TARLEY - Nota 8.0

NOTAS EXAME - TURMA A

Clique na imagem para ampliar!

Até o próximo semestre.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

COMPORTAMENTO E MOVIMENTO

Domínios do Comportamento Humano e o Movimento
Todo o comportamento humano pode ser convenientemente classificado como sendo pertencente a um dos três domínios, ou seja, cognitivo, afetivo‑social e motor.
Fazem parte do domínio cognitivo, operações mentais como a descoberta ou reconhecimento de informação, a retenção ou armazenamento de infor­mação, a geração de informações a partir de certos dados e a tomada de decisão ou feitura de julgamento acer­ca da informação (Magill, 1980). Um estudo mais abrangente sobre o do­mínio cognitivo pode ser encontrado em Bloom (1956) que elaborou uma taxionomia de objetivos nesta área, ordenando as diferentes operações mentais da mais simples à mais com­plexa.
Do domínio afetivo‑social fazem parte os sentimentos e emoções. Evidências apresentadas por psicólogos sociais mostram que os comportamentos afetivos são basicamente adquiridos pelo processamento de aprendizagem. Krathwohl, Bloom e Masia (1964) elaboraram uma taxionomia semelhante à taxionomia de Bloom para o domínio cognitivo. Identificaram cinco categorias principais ou seja, receber, responder, valorizar, organizar e categorizar um valor ou complexo de valores. Os comportamentos do domínio afetivo‑social são muito envolvidos numa situação real de ensino‑aprendizagem, visto que aspectos como motivação, interesse, responsabilidade, cooperação e respeito ao próximo estão sempre presentes e devem ser trabalhados adequadamente.
Do domínio motor fazem parte os movimentos. Em muitos estudos, o domínio motor é mencionado como domínio psicomotor, em função do grande envolvimento do aspecto mental ou cognítivo na maioria dos movimentos. Alguns dós estudos mais conhecidos sobre o domínio motor são as taxionomias de Harrow (1971) e Simpson (1967). Segundo Singer (1980), incluem‑se no domínio motor três tipos básicos de comportamento: contactar, manipular e ou mover um objeto; controlar o corpo ou objetos quando em equilíbrio mover ou controlar o corpo ou parte do corpo no espaço, com timing, num ato ou seqüência breve ou longa, sob situações previsíveis e ou imprevisíveis.
Embora um determinado comportamento possa ser classificado num destes três domínios, convém esclarecer que na maioria dos comportamentos existe a participação de todos os três domínios. A classificação é uma conveniência, visto que o problema é essencialmente de predominância de um destes domínios sobre outros, sem que sejam mutuamente exclusivos. Por exemplo, o comportamento de um indivíduo no xadrez é predominantemente cognitivo, embora os domínios motor e afetivo‑social também estejam envolvidos. No halterofilismo, por sua vez, é predominantemente motor assim como a maioria das habilidades desportivas.
A interação de todos os domínios do comportamento pode ser claramente compreendida no modelo sistêmico do comportamento humano de Heimstra e Ellingstad (1972) mostrado na figura 1. Nesse modelo, os processos de identificação, interpretação e memória que antecedem o output, ou seja, o comportamento observável, são operações mentais ou cognitivas que se processam a nível do sistema nervoso central. Da mesma forma, a identificação e a interpretação influenciam ou são influenciadas pela energização, que é um processo basicamente motivacional e, portanto, do domínio afetivo‑emocional.
Há necessidade também de se compreender o papel desempenhado pelas estruturas fisiológicas no comportamento motor. O movimento é gerado através de complexas interações que ocorrem a nível do sistema nervoso central e periférico, que processam as informações sensoriais, e outros impulsos originados no próprio sistema.
O resultado é um padrão de impulsos nervosos que atinge os diversos órgãos efetores envolvidos no movimento, tais como: músculos, sistema cardiovascular e outros. Da contração muscular resulta o movimento, enquanto que os outros sistemas encarregam‑se de proporcionar as condições adequadas para a sua realização. Os comportamentos afetivo‑sociais e cognitivos, também são acompanhados por ajustes no sistema de suporte vegetativo, tais como alterações nos componentes cardiovasculares e respiratórios, transpiração, dilatação de pupila e outros.
Em resumo, quando se estuda o comportamento humano, dois princípios devem ser considerados: o da totalidade e o da especificidade. O princípio da totalidade sugere que, em qualquer comportamento, há sempre a participação de todos os domínios que atuam de uma forma integrada. Por outro lado, o princípio da especificidade sugere que, embora todos os domínios estejam envolvidos em qualquer comportamento, cada domínio precisa ser analisado especificamente, dada a predominância de uns sobre outros. O conjunto das contribuições dos estudos e análises de cada domínio, especificamente, sem todavia esquecer suas interações com os outros, possibilita que o comportamento do ser humano seja compreendido e trabalhado de uma forma global.
Desta forma, quando se fala, por exemplo, em estudo do desenvolvimento motor, embora o domínio motor esteja sendo enfocado, isto não quer dizer que o desenvolvimento etivo‑emocional e o cognitivo devem ser esquecidos. Ao contrário, conforme mostra o modelo de Heinise Ellingstad, existe um forte inelacionamento entre todos os domínios; a ênfase a um deles é apenas questão de predominância. Justifica-se, desta forma, a abordagem ,em separado dos processos de crescimento físico, desenvolvimento fisiológico, motor, cognitivo e afetivo‑social e aprendizagem motora, no presente trabalho.
Em termos práticos, quando se tem esta visão integrada e sistêmica do comportamento humano, o trabalho na Educação Física com os movimentos ou habilidades motoras desenvolve a afetividade, a socialização, a cognição e as qualidades físicas envolvidas. Isto só não acontece quando se considera o comportamento do ser humano como uma soma de partes não relacionadas ou quando se fala em globalidade de forma muito abstrata, sem analisar o significado real desta globalidade, ou seja, os componentes, os mecanismos e as suas interações.

EXAME DE APRENDIZAGEM MOTORA

Prezados alunos,

Segue abaixo o conteúdo para nossa avaliação final do semestre. Lembrando que para os que não alcançaram a média 7,0 durante o semestre, no exame, a pontuação da média passa a ser 5,0.
Bons estudos.


UNIDADE 1 - Aprendizagem Motora como campo de estudo.
Páginas: 5, 9, 10, 11, 12, 13.

UNIDADE 2 - Introdução ao estudo do movimento humano.
Páginas: 15, 16, 17.

UNIDADE 4 - Corpo, educação e movimento.
Páginas: 40, 41, 45.

UNIDADE 5 - Introdução ao estudo do comportamento motor.
Páginas: 47, 48, 49.

UNIDADE 6 - Fundamentos da Aprendizagem Motora.
Páginas: 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68, 69. (Páginas referente ao conteúdo: Classificação das Habilidades Motoras)

UNIDADE - Estudo das capacidades físicas em Aprendizagem Motora.
- Capacidades coordenativas e condicionais.


Prof. Rafael do Nascimento Valente
Docente do Departamento do Curso de Educação Física
Faculdade Campo Grande/Faculdade Mato Grosso do Sul
FCG/FACSUL - Campo Grande/MS