quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

DIÁRIO DE CLASSE

02. semestre
Disciplina:
>> EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL
(11/02/2011) -Aula 1
Conteúdo:
Ementa da disciplina. Avisos gerais.Atividade da aula: exercício em aula 01 - (em duplas/trios) questionário sobre as concepções/significado dos termos-chave [educação/infância/desenvolvimento humano/educação física infantil/desenvolvimento físico infantil/criança]

(18/02/2011) - Aula 2
Conteúdo:
Palestra de Basquetebol: ensinando a ensinar.
(25/02/2011) - Aula 3
Conteúdo:
História da Educação Infantil.

(05/03/2011) - Aula 4

Conteúdo: Organização da Educação Brasileira.
Conteúdo: Introdução ao estudo da infância.
.
(18/03/2011) - Aula 5
Conteúdo: O movimento humano na Educação Física Infantil. Desenvolvimento Motor infantil.
---03. semestre
Disciplina:
>> EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL

(11/02/2011) -Aula 1
Conteúdo:
Ementa da disciplina. Avisos gerais.Atividade da aula: exercício em aula 01 - (em duplas/trios) questionário sobre as concepções/significado dos termos-chave [educação/infância/desenvolvimento humano/educação física infantil/desenvolvimento físico infantil/criança]

(18/02/2011) - Aula 2
Conteúdo: Palestra de Basquetebol: ensinando a ensinar.

(25/02/2011) - Aula 3
Conteúdo: História da Educação Infantil

(05/03/2011) - Aula 4

Conteúdo: Organização da Educação Brasileira.
Conteúdo: Introdução ao estudo da infância.
Atividade da aula: Leitura do texto Rumo a maturidade. Criação de um plano de aula básico para crianças.

(18/03/2011) - Aula 5Coneúdo: O movimento humano na Educação Física Infantil. Desenvolvimento Motor infantil.

--
--

01. semestre "A"Disciplina: >> CORPOREIDADE, MOTRICIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA(15/02/2011) - Aula 1
Conteúdo:
Recepção dos calouros. Apresentação dos alunos do professor.Atividade da aula: exercício em sala 01 - (em duplas/trios) Concepções/significado de corpo e movimento para os alunos.

(17/02/2011) - Aula 2
Conteúdo:
Ementa da disciplina. Avisos gerais. Caracterização da Educação Física (Bacharelado/Licenciatura). Aspectos curriculares da Educação FísicaAtividade da aula: exercício em sala 02 - (em duplas/trios) domínios de comportamento e de movimento.
Entrega do exercício 01 para os alunos.

(22/02/2011) - Aula 3
Conteúdo:
Domínio de comportamento humano: cognitivo/motor/sócio-afetivoAtividade em sala: exercício em sala 03 - predominância dos domínios no comportamento.
Entrega do exercício 2 para os alunos.

(24/02/2011) - Aula 4
Conteúdo: Domínio de comportamento e de movimento humano
Atividade da aula: correção do exercício 03

Conteúdo - Aspectos curriculares do estudo da Educação Física (continuação da Aula 2)
aspectos fisiológicos, biológicos, neurocomportamenais, psicológicos, didático-pedagógicos, socioculturais, históricos e filosóficos.



(01/03/2011) - Aula 5Conteúdo: História da Educação Física e concepções de corpo e práticas corporais em períodos históricos:A atividade física na Pré-históriaA Grécia Antiga e as olimpíadas: início da Educação FísicaPeríodo Romano e a degradação da atividade físicaA Idade Média e o pecado do corpoRenascimento: liberdade corporal
Educação Física no Brasil: do higienismo a atualidade.

(03/03/2011) - Aula 6Conteúdo: Estudo da corporeidade na Educação FísicaAtividade da aula: exercício em sala 04 (em grupo) (valendo nota para NP1)
(15/03/2011) - Aula 7Conteúdo: Estudo da corporeidade na Educação FísicaEntrega do questionário (06 questões) da prova NP1
(17/03/2011) - Aula 8Conteúdo: Filme "A órfã"
(22/03/2011) - Aula 9Conteúdo: Dimensões da corporeidade. (valendo nota para NP1)
(24/03/2011) - Aula 10Conteúdo: Aula prática.
--
--
01. semestre "B"
Disciplina:
>> CORPOREIDADE, MOTRICIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA


(15/02/2011) - Aula 1Conteúdo: Recepção dos calouros.
(16/02/2011) - Aula 2Conteúdo: Apresentãção dos alunos e do professor.Atividade da aula: exercício em sala 01 - (em duplas/trios) concepção/significado de corpo e movimento para os alunos.
(22/02/2011) - Aula 3Conteúdo: Ementa da disciplina. Avisos gerais . Caracterização da Educação Física (Bacharelado/Licenciatura). Aspectos curriculares da Educação Física
Atividade da aula: exercício em sala 02: Domínios de comportamento e de movimento humano.

(23/02/2011) - Aula 4Conteúdo: continuação da aula anterior.
(01/03/2011) - Aula 5Conteúdo: Domínio de comportamento humano (cognitivo/motor/sócio-afetivo)Atividade da aula: exercício em sala 03: Predominância dos domínios de comportamento (em duplas)
(02/03/2011) - Aula 6Conteúdo: História da Educação FísicaCorreção do exercício 03
Entrega do exercício 02 para os alunos.

(15/03/2011) - Aula 7Conteúdo: Estudo da Corporeidade na Educação FísicaAtividade da aula: exercício em sala 04 (em grupos) (valendo nota para NP1)

(16/03/2011) - Aula 8Conteúdo: Estudo da corporeidade na Educação FísicaAtividade da aula: entrega do exercício 4 para os alunos. Elaborar um pequeno texto sobre a discussão da aula.
(22/03/2011) - Aula 9Conteúdo: Dimensões da corporeidade. (valendo nota para NP1)
(23/03/2011) - Aula 10Conteúdo: Filme "Cisne Negro"
--

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

MATRIZ CURRICULAR EDUCAÇÃO FÍSICA

MATRIZ CURRICULAR CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/FACSUL

ANATOMIA
ANATOMIA DOS SISTEMAS
APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO MOTOR
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATLETISMO: ASPECTOS PEDAGÓGICOS E APROFUNDAMENTOS
BASQUETEBOL: ASPECTOS PEDAGÓGICOS E APROFUNDAMENTOS
BIOLOGIA (CITOLOGIA)
BIOMECÂNICA APLICADA À ATIVIDADE MOTORA
CIÊNCIAS SOCIAIS
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
CORPOREIDADE, MOTRICIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO
DIDÁTICA ESPECÍFICA
DIDÁTICA GERAL
EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA
EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL
EDUCAÇÃO FÍSICA INTERDISCIPLINAR
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
ESTÁGIO LICENCIATURA
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
ESTUDOS DISCIPLINARES
FILOSOFIA E DIMENSÕES HISTÓRICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
FISIOLOGIA APLICADA À ATIVIDADE MOTORA
FUTEBOL: ASPECTOS PEDAGÓGICOS E APROFUNDAMENTOS
GINÁSTICA ARTÍSTICA
GINÁSTICA GERAL
HANDEBOL: ASPECTOS PEDAGÓGICOS E APROFUNDAMENTOS
HOMEM E SOCIEDADE
INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS
LUTAS: ASPECTOS PEDAGÓGICOS E APROFUNDAMENTOS
MEDIDAS E AVALIAÇÃO
METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO
METODOLOGIA DO TREINAMENTO FÍSICO
MÉTODOS DE PESQUISA
NATAÇÃO: ASPECTOS PEDAGÓGICOS E APROFUNDAMENTOS
PLANEJAMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO
PRÁTICA DE ENSINO: COMPONENTE CURRICULAR
PRÁTICA DE ENSINO: ESTÁGIO SUPERVISIONADO
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETOS
PRÁTICA DE ENSINO: REFLEXÕES
PRÁTICA DE ENSINO: TRAJETÓRIA DE PRÁXIS
PRÁTICA DE ENSINO: VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO
PRIMEIROS SOCORROS
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
RECREAÇÃO
RITMO E DANÇA
VOLEIBOL: ASPECTOS PEDAGÓGICOS E APROFUNDAMENTOS