quarta-feira, 11 de abril de 2012

CONTEÚDO DA AVALIAÇÃO NP1 - 2012.A

FACSUL
Curso de EDUCAÇÃO FÍSICA

Disciplina: CORPOREIDADE E MOTRICIDADE HUMANA Semestre: 01



- Corporeidade e motricidade humana: Educação Física, ciência e profissão
- A razão das emoções: O erro de Descartes
- Educação Física na escola, cultura corporal e qualidade de vida
- Domínios do comportamento humano
- A questão afetiva e cognitiva na prática educativa
- O estudo da corporeidade na Educação Física
- Espelho, espelho meu. Existe um corpo mais belo que o meu?: A mídia e o corpo
- Educação Física e atividade lúdica: o papel da ludicidade no desenvolvimento psicomotor
Obs: Não esquecer também dos questionários/atividades e das anotações nos cadernos.

terça-feira, 10 de abril de 2012

PRÁTICA DE ENSINO: ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Substituição da aula da professora Vera Lúcia.

Texto trabalhado: "Práticas de Estágio Supervisionado como estratégia de ensino da Educação Física Escolar"

Questões:
01) Como a prática de estágio supervisionado desenvolve estratégias de ensino?
02) Segundo Gonçalves e Pimenta (1990) "o estágio é uma maneira de aproximação da realidade". De que forma acontece essa aproximação?
03) Qual a importância do Estágio Supervisionado na prática de ensino em Educação Física?
04) Qual a estrutura do estágio que você está fazendo neste semestre na sua faculdade?

segunda-feira, 9 de abril de 2012

QUESTIONÁRIO DE REVISÃO - CORPOREIDADE E MOTRICIDADE HUMANA

MÓDULO I
01 - Defina Educação Física
02 - O que foi o Dualismo Cartesiano?
03 - Pode haver um comportamento emocional sem a influência da razão? É a emoção que determina? (lembre-se do filme Cisne Negro)
04 - De que forma é possível trabalhar com a cultura corporal?
05 - Qual o conceito de cultura para Geertz?
06 - O que você compreende pelos aspectos socioculturais e do desenvolvimento humano em Educação Física?
07 - O que você compreende pelos aspectos fisiológicos e do desenvolvimento motor na Educação Física?
08 - Porque as modalidades esportivas fazem parte dos aspectos didáticos, pedagógicos e educacionais em Educação Física?

MÓDULO II
09 - Qual a importância de trabalhar com o domínio sócio-afetivo nas aulas de Educação Física?
10 - Qual o problema de enfatizar somente o domínio motor nas aulas de Educação Física?

MÓDULO III
Não vai cair na prova

MÓDULO IV
11 - O que você compreende por linguagem?
12 - O que é fenomenologia existencial?
13 - O que você compreende por padrões corporais?
14 - O que você compreende por identidade?
15 - Qual a importância de identificar a linguagem não-verbal?
16 - Qual a influência da mídia na corporeidade?
17 - O que seria uma vivência corporal lúdica?

MÓDULO V
18 - Como acontece o lúdico?
19 - Porque o brincar auxilia no comportamento?
20 - Qual a influência do lúdico na corporeidade?