sexta-feira, 29 de março de 2013

CORPOREIDADE E MOTRICIDADE - Vivência Corporal


TRABALHO SOBRE VIVÊNCIA CORPORAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA

 
Etapa 01 – Realizar uma pesquisa sobre Vivência Corporal na Educação Física.
Etapa 02 – Fazer um trabalho escrito sobre a pesquisa realizada.

 
Orientações para o desenvolvimento do trabalho:

 
- Individual

- Trabalho manuscrito (letra legível)

- O trabalho deverá apresentar capa e a pesquisa realizada

- O trabalho deverá ser caprichosamente ilustrado (desenhos e/ou recorte de figuras/imagens da internet, revistas, jornais, livros.).

- Antes da capa, o acadêmico deverá imprimir uma folha de rosto (cabeçalho) que será enviado no e-mail

- Não será estipulado um número de páginas. No entanto, levem em consideração que estou solicitando um trabalho bem escrito, organizado e caprichado. É um compromisso do acadêmico. (um aluno que entregar 02 ou 03 folhas de pesquisa, será que teve esse compromisso com o trabalho?)

- Não haverá reposição da atividade. O acadêmico que não entregar o trabalho no prazo ficará sem nota.
 
- O trabalho computará pontuação para a NP1: até 1,75


ED. FÍSICA NO ENSINO MÉDIO - Cultura Corporal do Movimento


TRABALHO SOBRE CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO

 

Etapa 01 – Leitura e resumo do texto “Cultura Corporal de Movimento” do livro Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica” (o texto está disponível na Xerox).

Etapa 02 – Responder as 02 questões relacionadas ao texto.

 
Orientações para o desenvolvimento do trabalho:

 
- Individual

- Trabalho manuscrito (letra legível)

- O trabalho deverá apresentar capa e resumo de todos os itens presentes no texto

- O trabalho deverá ser caprichosamente ilustrado (desenhos e/ou recorte de figuras/imagens da internet, revistas, jornais, livros.).

- Antes da capa, o acadêmico deverá imprimir uma folha de rosto (cabeçalho) que será enviado no e-mail

- Não será estipulado um número de páginas. No entanto, levem em consideração que estou solicitando um trabalho bem escrito, organizado e caprichado. É um compromisso do acadêmico. (um acadêmico que entregar 03 ou 04 folhas de resumo, será que teve esse compromisso com o trabalho?)

- Não haverá reposição da atividade. O acadêmico que não entregar o trabalho no prazo ficará sem nota: entregar no dia da NP1

- O trabalho computará pontuação para a NP1: até 2,5

 

 Questões a serem respondidas após o resumo:

 
01) Qual a relação da cultura corporal com a Educação Física?
02) Como é possível o professor trabalhar com a cultura corporal em aulas de Educação Física no Ensino Médio?

 

 

terça-feira, 26 de março de 2013

CRONOGRAMA E FALTAS

Prezados,


já foram lançadas as faltas da semana 19/03 a 22/03. Verifiquem suas frequências.

ATENÇÃO! 04. e 05. semestres: alguns alunos ainda não estão na listagem. Regularizem a situação, tudo bem?

CRONOGRAMA PARA A SEMANA:

01. semestre B: Motricidade em Educação Física
04. 05. semestre: Estágio Supervisionado no Ensino Médio/ Avaliação em Educação Física Escolar (aula normal. não é feriado! =D)
01. semestre A: Feriado =(
06. semestre: Atividade já realizada em 21/03 e 22/03


segunda-feira, 25 de março de 2013

ED. FÍSICA NO ENSINO MÉDIO - Ed. Física Plural

Questões para serem respondidas de acordo com o texto que está no e-mail e na reprografia.

01) O que significa Educação Física Plural?

02) Quais conteúdos fazem parte da Educação Física sob a proposta Plural?

03) Em algumas escolas, as aulas de Educação Física, principalmente nos dois anos do Ensino Médio, transformam-se em um treinamento. O professor passa a ser treinador e o aluno é visto como um atleta. Talvez o principal aspecto desse tipo de aula, seja a visão do professor de que é o aluno é de natureza exclusivamente biológica, e seu corpo constituído por um conjunto de músculos, ossos e articulações, aptos de um treinamento e rendimento. O professor de Educação Física acaba esquecendo-se que ele é além de biológico, precisa desenvolver também o social, o psicológico e o emocional. (Daolio, 1995). Que problemas esse tipo de aula pode trazer para os alunos e também para a própria Educação Física?

04) “É comum ouvirmos pessoas adultas falando de sua experiência de Educação Física com muita tristeza ou com muita raiva. Pessoas que ficaram à margem das aulas, e que não possuem hoje autonomia para usufruir da cultura corporal.”
a) Porque vocês acham que algumas pessoas relatam suas experiências de aulas de Educação Física com tristeza ou raiva?

b) Como a Educação Física pode contribuir para que o aluno vivencie e usufrua sua cultura corporal?



terça-feira, 19 de março de 2013

CRONOGRAMA E FALTAS

Prezados,


as faltas da semana 12/03 á 15/03 já foram lançadas. Alguns alunos ainda não constam na lista de presença. Verifiquem matrícula na secretaria.


Cronograma para essa semana:

01. semestre A: Atividades Lúdicas na Educação Física
01. semestre B: Atividades Lúdicas na Educação Física
04. 05. semestre: A Educação Física Plural no contexto do Ensino Médio
06. semestre: Produção Textual 01: Prática de Ensino, Estágio e Educação Física

sexta-feira, 15 de março de 2013

segunda-feira, 11 de março de 2013

CRONOGRAMA E FALTAS

Prezados,


as faltas da semana 05/03 á 08/03 já foram lançadas. Alguns alunos ainda não constam na lista de presença.
Importante 04. e 05. semestre: SOMENTE RECEBERÃO AS CARTAS DE ESTÁGIO, OS ALUNOS QUE ESTIVEREM DEVIDAMENTE MATRICULADOS!


Cronograma para essa semana:


01. semestre A: Aula teórica de Domínios do comportamento humano com atividade 01. semestre B: Aula prática
04. 05. semestre: Correção e entrega do exercício anterior. Discussão sobre a aula prática. Aula teórica de Dimensões dos conteúdos da Educação Física Escolar com atividade
06. semestre: Orientações para Atividades Práticas Supervisionadas


domingo, 10 de março de 2013

DIÁRIO DE CLASSE 2013.1

Curso: Licenciatura em Educação Física  Semestre: 04/05
Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO


AULA 01 - 08/02/2013
Conteúdo: Educação Física Escolar (questionário)

AULA 02 - 15/02/2013
Conteúdo: Avaliação institucional

AULA 03 - 21/02/2013
Conteúdo: Programa da Disciplina (ementa, metodologia de ensino, avaliações e orientações gerais)
Conteúdo: Tendências Pedagógicas da Educação 
Conteúdo: Tendências Pedagógicas da Educação Física

AULA 04 - 28/02/2013
Conteúdo: Tendências Pedagógicas da Educação Física
Atividade: Exercício sobre as Tendências Pedagógicas da Educação Física

AULA 05 - 07/03/2013
Conteúdo: AULA PRÁTICA

AULA 06 - 14/03/2013
Conteúdo: Entrega dos exercícios da aula anterior. Discussão sobre a aula prática
Atividade para casa: Características das Tendências da Educação Física influenciadas pela Tendências da Educação (Liberal e Progressista)
Conteúdo: Os Conteúdos da Educação Física na Escola
Atividade: Implicações das Dimensões dos Conteúdos nas Tendências da Educação Física Escolar

AULA 07 - 21/03/2013
Conteúdo: Educação Física Plural
Atividade: Questões de Educação Física Plural no contexto do Ensino Médio

AULA 08 - 28/03/2013
Conteúdo: Avaliação em Educação Física Escolar

AULA 09 - 04/04/2013
Conteúdo: Estágio Supervisionado no Ensino Médio
Conteúdo: Revisão NP1

AULA 10 - 11/04/2013
AVALIAÇÃO NP1

AULA 11 - 18/04/2013
Entrega e correção da avaliação NP1
Organização dos temas para as aulas teóricas de Educação Física no Ensino Médio

AULA 12 - 25/04/2013
Conteúdo: NP2 ORAL  - Lesões em atividade física
Conteúdo: NP2 ORAL  - Musculação na adolescência
Conteúdo: NP2 ORAL  - Jogos e brincadeiras na adolescência

AULA 13 - 02/05/2013
Conteúdo: NP2 ORAL - Jogos e brincadeiras na adolescência

AULA 14 - 09/05/2013
Conteúdo: NP2 ORAL - Conhecimentos sobre o corpo
Conteúdo: NP2 ORAL - O esporte da escola
Conteúdo: NP2 ORAL - Educação Física e a cultura corporal


**

Curso: Licenciatura em Educação Física  Semestre: 01A/01B
Disciplina: CORPOREIDADE E MOTRICIDADE HUMANA

AULA 01 - 19/02/2013 (01.B) e 21/02/2013 (01.A)
Conteúdo: Recepção aos calouros

AULA 02 - 26/02/2013 (01.B) e 01/03/2013 (01.A)
Conteúdo: Programa da Disciplina (ementa, metodologia de ensino, avaliações e orientações gerais)
Conteúdo: Representação social do professor de Educação Física
Conteúdo: Educação Física: conhecimento, profissão e aspectos curriculares


AULA 03 - 05/03/2013 (01.B)
Conteúdo: Domínios do comportamento humano
Atividade: Exercício de predominância de domínio

AULA 03 - 08/03/2013 (01.A)
Conteúdo: AULA PRÁTICA

AULA 04 - 12/03/2013 01.B)
Conteúdo: AULA PRÁTICA

AULA 04 - 15/03/2013 (01.A)
Conteúdo: Domínios do comportamento humano
Atividade: Exercícios de predominância de domínio

AULA 05 - 19/03/2013 (01.B)
Conteúdo: Atividades Lúdicas na Educação Física
Atividade: Exercício sobre Lúdico e Educação

AULA 05 - 22/03/2013 (01.A)
Conteúdo: Atividades Lúdicas na Educação Física
Atividade: Exercício sobre Lúdico e Educação

AULA 06 - 26/03/2013 (01.B)
Conteúdo: Motricidade em Educação Física

AULA 06 - 28/03/2013 (01.A)
Conteúdo: Feriado

AULA 07 - 02/04/2013 (01.B)
Conteúdo: Vivência Corporal (entrega do trabalho)
Conteúdo: Revisão NP1

AULA 07 - 05/04/2013 (01.A)
Conteúdo: Motricidade em Educação Física
Conteúdo: Revisão NP1

AULA 08 - 09/04/2013 (01.B)
AVALIAÇÃO NP1

AULA 08 - 12/04/2013 (01.A)
AVALIAÇÃO NP1

AULA 09 - 16/04/2013 (01.B)
Conteúdo: AULA PRÁTICA

AULA 09 - 19/04/2013 (01.A)
Entregas das avaliações NP1
Organização do Seminário de Apresentação Coletiva

AULA 10 - 23/04/2013 (01.B)
Entrega das avaliações NP1
Organização do Seminário de Apresentação Coletiva

AULA 10 - 26/04/2013 (01.B)
Conteúdo: AULA PRÁTICA

AULA 11 - 30/04/2013 (01.B)
Conteúdo: Seminário de Apresentação Coletiva - A influência da mídia
Conteúdo: Seminário de Apresentação Coletiva - O ser masculino

AULA 11 - 03/05/2013 (01.A)
Conteúdo: Seminário de Apresentação Coletiva - Narcisismo
Conteúdo: Seminário de Apresentação Coletiva - A prática do bom professor

AULA 12 - 07/05/2013 (01.B)
Conteúdo: Seminário de Apresentação Coletiva - Educação Física e Esporte
Conteúdo: Seminário de Apresentação Coletiva - Indústria da beleza e corpolaria

AULA 12 - 10/05/2013 (01.A)
Conteúdo: Seminário de Apresentação Coletiva - A influência da mídia
Conteúdo: Seminário de Apresentação Coletiva - Vigorexia

**

sexta-feira, 1 de março de 2013

ED. FÍSICA NO ENSINO MÉDIO - Aula dia 28/02/2013

Prezados,

Como já é de conhecimento dos senhores, todas as atividades que realizarmos em aula, valerá nota. Portanto, ontem fizemos a primeira atividade do semestre.
Os alunos que faltaram terão a oportunidade de repor essa atividade (mas isso não acontecerá em toda atividade que perderem!) e me entregar sem falta na próxima aula (08/03).
A atividade está no e-mail.

Orientações:
- atividade em dupla
- o exercício consiste em preencher os campos das Tendências/Abordagens pedagógicas da Educação Física que estão em branco, com o apoio das anotações que fizeram nos cadernos e do material que está na Xerox.
- IMPORTANTE: No texto "Reflexões sobre as abordagens pedagógicas em Educação Física" na quinta folha tem um "Quadro" com as características das abordagens (porém já pedi para as meninas da xerox retirarem), no entanto, se a atividade vier com a cópia das informações desse quadro, a atividade será ANULADA! É para responder de acordo com as anotações do caderno e do texto.

Textos:
O material da aula está na Xerox.
- Reflexões sobre as abordagens pedagógicas em Educação Física (texto para a atividade 01)
- Educação, Pedagogia e a Educação Física no Brasil (texto que ainda será utilizado na atividade 02)

Esses dois textos já foram trabalhados na aula do dia 21/02/2013.

Boa atividade!

Conselho: Não copiem do colega, FAÇAM! Vocês precisarão entender o conteúdo de qualquer forma para a prova. Aproveitem para aprender e tirar dúvidas!