sábado, 28 de março de 2015

ANATOMIA DOS SISTEMAS

Acadêmico/a,

para disciplina de Anatomia dos Sistemas você deverá:

Para NP1: Elaborar um resumo manuscrito dos seguintes sistemas:
  • Anatomia do Sistema Tegumentar
  • Anatomia do Sistema Circulatório
  • Anatomia do Sistema Respiratório 
  • Anatomia do Sistema Nervoso
  • Anatomia do Sistema Digestório 
  • Anatomia do Sistema Urinário 

IMPORTANTE: Todos os resumos deverão conter desenhos das principais estruturas de cada sistema. A referência utilizada deverá ser de LIVRO/ATLAS de Anatomia. Na biblioteca existem referências disponíveis.  

Data de: Entrega: 04/05/2015 - Sala 14

Para NP2: Prova teórica sobre todos os sistemas desenvolvidos no trabalho da NP1. 

Data da avaliação: 28/05/2015 - Sala 14


sábado, 14 de março de 2015

PRÁTICA DE ENSINO 2015 - Plano de Ensino


Curso: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Funcional/Professor: 937940 – RAFAEL DO NASCIMENTO VALENTE
Disciplina: PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA  Turma: 01. SEM/2015.1


OBJETIVOS DA DISCIPLINA:
OBJETIVOS GERAIS
  • Proceder ao processo de construção de uma identidade profissional, bem como familiarizar os futuros professores nos contextos educacionais da escola pública e particular do ensino básico. Habilitar o aluno – futuro educador – a programar as suas atividades e estimular a crítica sobre sua ação pedagógica.
  • Essa ação tem como intuito criar oportunidade para que o aluno se defronte com problemas concretos do processo de ensino, a serem sanados com enfoque em aprendizagem e na dinâmica própria do espaço escolar.
  • Propiciar a percepção da educação como formal e informal, que ocorre cotidianamente para o aluno, futuro professor; e é nessa mescla que as situações-problemas são analisadas e suas soluções são direcionadas.

                                              
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Criar possibilidades para que os alunos reflitam sobre diferentes contextos sócio-político-educacionais, familiarizando-os com a organização da educação básica e com as práticas pedagógicas.
  • Oferecer aos alunos um conjunto de atividades de prática de ensino com a finalidade de levá-los a se perceberem como indivíduo inserido em uma sociedade que compreende, entre outros aspectos, a educação e a Educação Física Escolar.

BIBLIOGRAFIA:
Básica:
MANOCCHI, Lilian Ferreira. Desafios da docência na formação de professores. São Paulo: Scortecci Editora, 2012.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA. Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2012.
Complementar:
ALVES, Nilda. Formação de Professores. São Paulo: Cortez, 2011.
ANTUNES, Celso. Vídeo: 10 Histórias Exemplares. Coleção Grandes Autores – Atta-Mídia e Educação produzido pela Atta Mídia e Educação,
BEHRENS, Mariada Aparecida; ENS, Romilda Teodora. Ser Professor-Formação e os desafios na docência. Curitiba: Editora Champagnat, 2011.
BRANDÃO, C. R. O que é educação?  São Paulo: Brasiliense, 2007.
CUNHA, Maria Isabel da. Trajetórias e Lugares de Formação da Docência. Araraquara: Junqueira & Martins, 2010.
FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Didática e Docência. São Paulo: Liber Livro, 2009.
GRANVILLE, M.A. Teorias e práticas na formação de professores. Campinas: Papirus, 2007.
KRONBAUER, Selenir Gonçalves; SIMIONATO, Margareth Fadanelli. Formação de Professores. São Paulo: Paulinhas, 2011.

EMENTA:
Discussão das questões ligadas à prática docente, em relação à sua responsabilidade pelo processo ensino-aprendizagem, nas escolas de educação básica. Estimulo à análise crítica e à reflexão sobre situações reais com base em teorias e compreensão de textos relacionados com os temas que propiciam a práxis a partir das referências em ser um professor reflexivo.


PROGRAMA DA DISCIPLINA:
01. A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR
02. O ESPAÇO ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE
03. EDUCAÇÃO FÍSICA E DIDÁTICA
04. PLANEJAMENTO DOCENTE E ELABORAÇÃO DE PLANO DE AULA
04. A EDUCAÇÃO FÍSICA NO COTIDIANO ESCOLAR: VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO
05. JOGO E EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES LÚDICAS NA APRENDIZAGEM

TÉCNICAS E RECURSOS:
Aulas teóricas
Aulas práticas*
Leituras/trabalhos em sala (individuais/grupos)
Leituras/trabalhos para casa (individuais/grupos)


INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
01 Avaliação Teórica NP1    
01 Avaliação Teórica NP2      
01 Trabalho Prático

CRONOGRAMA DE AULAS 
Data  
H/A 
Assunto/Tema 
24/02
1,5h/a 
Recepção aos alunos.
03/03
1,5h/a 
Apresentação da ementa, metodologia e avaliação
Representação Social do professor
10/03
1,5h/a 
O espaço escolar na contemporaneidade: a escola, a escola como espaço sociocultural e os saberes docente.  
17/03
1,5h/a 
Educação e Didática: para que ensinar? A educação sistemática e assistemática. Processo didático e ação didática. 
24/03
1,5h/a
Leitura de texto em sala.
31/03
1,5h/a
Discussão de atividade em sala.
07/04
1,5h/a 
Planejamento docente e elaboração de plano de aula: fundamentos e etapas.
14/04
1,5h/a 
AVALIAÇÃO NP1
21/04
1,5h/a 
Feriado
28/04
1,5h/a 
Educação Física e Didática
05/05
1,5h/a 
Educação Física e Didática
12/05
1,5h/a 
Jogo e Educação
26/05
1,5h/a 
Jogo e Educação
02/06
1,5h/a 
Identidade do Professor de Educação Física
09/06
1,5h/a 
AVALIAÇÃO NP2
16/06
1,5h/a 
AVALIAÇÃO PS
23/06
1,5h/a 
EXAME FINAL
23/06
1,5h/a 
REVISÃO DE NOTAS


sexta-feira, 13 de março de 2015

CORPOREIDADE E MOTRICIDADE HUMANA 2015 - Plano de Ensino


Curso: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Funcional/Professor: 937940 – RAFAEL DO NASCIMENTO VALENTE
Disciplina: 305Z – CORPOREIDADE E MOVIMENTO HUMANO  Turma: 01. SEM/2015.1

OBJETIVOS DA DISCIPLINA:
OBJETIVOS:
  • Contribuir com o processo de formação acadêmica através do conhecimento teórico e metodológico do corpo e movimento humano e suas possibilidades na Educação Física.
  • Conscientizar sobre a importância da aquisição de habilidades motoras e consciência do corpo.
  • Conscientizar a importância da anatomia do movimento para o Profissional de Educação Física.
  • Entender os processos biológicos da motricidade humana.

BIBLIOGRAFIA:
BARBANTI, V.J. Dicionário de Educação Física e Esporte. Editora Manole, 2003.
GONÇALVES, M. A. S. Sentir, pensar, agir: corporiedade e educação. 4ª ed. Campinas: Papirus, 2000.
HERLIHY, Bárbara; MAEBIUS, Nancy K. Anatomia e Fisiologia do Corpo Humano Saudável e Enfermo. 1ed. São Paulo: Manole, 2002.
LOURO, G.L.; FELIPE, J. & GOELLNER, S.V. (orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
MOREIRA, Wagner W. (org.). Qualidade de vida: complexidade e educação. Campinas: Papirus, 2001.
MOREIRA, Wagner W. (org.). Século XXI: a era do corpo ativo. Campinas: Papirus, 2006.
OLIVIER, G. G. F. O esquema corporal, a imagem corporal, a consciência corporal e a corporeidade. Ijuí: Ed. UNIJUÌ, 1999.
POWERS, S. K., HOWLEY, E. T. Fisiologia do Exercício: Teoria e Aplicação ao Condicionamento e Desempenho. São Paulo: Ed. Manole Ltda, 2000.

EMENTA:
Teoria geral da Educação Física. Conceito e fundamentos do movimento humano e da consciência corporal. Movimento e expressão corporal em relação ao tempo e ao espaço. Estudo da Corporeidade aos desafios da Educação Física. Aspectos da anatomia geral do movimento humano. Vivências lúdicas visando à consciência corporal.

PROGRAMA DA DISCIPLINA:
1. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO CORPO E DO MOVIMENTO HUMANO
1.1 Aspectos do profissional de Educação Física
1.2 A carreira em Educação Física e os campos de atuação profissional
1.3 Atividade Física, Exercício Físico e Esporte
1.4 Esporte de Rendimento e o Esporte Educacional

2. RECONHECENDO OS MOVIMENTOS DO CORPO HUMANO: MOTRICIDADE
2.1 Posições corporais básicas e posição anatômica
2.2 Segmentos e articulações corporais
2.3 Planos de orientação e termos direcionais
2.4 Movimentos corporais: flexão, extensão, abdução, adução, rotação, supinação, pronação, inversão e eversão
2.5 Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
2.6 Esquema corporal, consciência corporal e expressão corporal
2.7 Aspectos neuromusculares da motricidade

3. PRÁTICA DE VIVÊNCIAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
3.1 Compreensão e orientação do corpo e do movimento por meio de jogos e atividades lúdicas
3.2 O corpo que experimenta possibilidades e reconhece limites

4. ANATOMIA HUMANA APLICADA Á CONSCIÊNCIA CORPORAL
4.1 Anatomia do Movimento: Sistema Esquelético e Neuromotor
4.2 Técnicas corporais para atividades motoras na Educação Física

5. CORPOREIDADE E IMAGEM CORPORAL
5.1 Representação social do corpo
5.3 Corpo e Educação Física
5.4 Corpo e Saúde
5.5 “Espelho, espelho meu, existe um corpo mais belo do que o meu?”: Corpo e Mídia
--
CRONOGRAMA DE AULAS 
Data  
H/A 
Assunto/Tema 
26/02
1,5h/a 
Introdução ao estudo do corpo e do movimento humano
05/03
1,5h/a 
Reconhecendo os movimentos do corpo: motricidade
12/03
1,5h/a 
Anatomia Humana aplicada a Consciência Corporal
19/03
1,5h/a 
Anatomia Humana aplicada a Consciência Corporal
26/03
1,5h/a
Consciência Corporal e Imagem Corporal
02/04
1,5h/a
Recesso
09/04
1,5h/a 
Aula Prática
16/04
1,5h/a 
AVALIAÇÃO NP1
23/04
1,5h/a 
Aula Prática
Formação dos grupos para Apresentação de Expressão Corporal
30/04
1,5h/a 
Vivências Corporais (Prova Prática)
07/05
1,5h/a 
Vivências Corporais (Prova Prática)
14/05
1,5h/a 
Vivências Corporais (Prova Prática)
21/05
1,5h/a 
Corporeidade na contemporaneidade
28/05
1,5h/a 
Apresentação de Expressão Corporal
04/06

Feriado
11/06
1,5h/a 
AVALIAÇÃO NP2
18/06
1,5h/a 
AVALIAÇÃO PS
25/06
1,5h/a 
EXAME FINAL
-
1,5h/a 
REVISÃO DE NOTAS