Curso: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Funcional/Professor: 937940 – RAFAEL DO NASCIMENTO VALENTE Disciplina: 795V BIOMEC - BIOMECÂNICA Turma: 01. SEM/2013.2 |
OBJETIVOS
DA DISCIPLINA:
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OBJETIVOS GERAIS
Discernir
sobre o papel da Biomecânica no estudo do movimento humano;
Aprender
a analisar e a manipular as forças presentes no movimento humano;
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Compreender a Biomecânica e o seu foco de estudo;
Entender os efeitos que as diversas solicitações
mecânicas têm sobre as diferentes estruturas do aparelho locomotor;
Entender as características mecânicas do movimento
humano do ponto de vista da biomecânica;
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BIBLIOGRAFIA:
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HALL, S.: Biomecânica
Básica. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 4ª Ed.2005.
FRANKEL, V.H.; NORDIN, M. Biomecânica básica do sistema musculoesquelético. Editora
Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2003.
HAMILL,
J.; KNUTZEN K.M. Bases biomecânicas do
movimento humano. Editora Manole Ltda., São Paulo, 1999.
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EMENTA:
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Conceituar
a biomecânica e os princípios mecânicos que regem o movimento humano, bem
como analisar o comportamento das estruturas do aparelho locomotor frente às
diferentes solicitações mecânicas e aos diferentes tipos de exercícios
físicos.
Discutir
as características das habilidades básicas, dos movimentos cotidianos e dos
diferentes gestos esportivos.
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PROGRAMA
DA DISCIPLINA:
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UNIDADE I: APLICAÇÕES BIOMECÂNICAS NA EDUCAÇÃO
FÍSICA ESCOLAR
1. FUNDAMENTOS DO MOVIMENTO HUMANO
1.1 Biomecânica e Cinesiologia 1.2 Descrição dos movimentos: segmento, articulação e movimentos
2. BIOMECÂNICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
3. BIOMECÂNICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE
3.1 Fundamentos metodológicos da avaliação biomecânica do movimento humano 3.2 Breve histórico da biomecânica 3.3 Perspectivas da aplicação de conhecimentos de natureza biomecânica para a prática profissional na Educação Física e no Esporte 3.3.1 Biomecânica do Esporte: a constante busca pela superação dos limites do homem 3.3.2 Biomecânica do Movimento Humano: buscando soluções para promover a qualidade de vida 3.3.3 Cargas mecânicas geradas pelo movimento humano e as lesões
4. O CONTEÚDO BIOMECÂNICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA
ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
4.1 A questão do conteúdo em Educação Física Escolar 4.2 A concepção de Biomecânica nos Parâmetros Curriculares Nacionais
4.3 Experiência prática: um caminho facilitador
para a aprendizagem
UNIDADE II: APLICAÇÕES BIOMECÂNICAS NO
MOVIMENTO
5. BIOMECÂNICA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO: SISTEMA MUSCULAR 5.1 A estrutura do sistema músculo esquelético
5.1.1 Microestrutura dos músculos esqueléticos
5.1.2 Macroestrutura dos músculos esqueléticos
5.2 A ação muscular 5.2.1 Tipos de ações musculares 5.3 As funções dos músculos 5.4 Mecânica de contração
6. BIOMECÂNICA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO:
SISTEMA NERVOSO
6.1 O sistema nervoso e o Neurônio 6.2 A unidade motora 6.3 Receptores e reflexos 6.4 Proprioceptores e reflexos proprioceptivos
7. BIOMECÂNICA DO TECIDO ÓSSEO
7.1 Funções do sistema esquelético 7.2 Tipos de ossos 7.3 Características Biomecânicas do Osso 7.3.1 Constituição 7.3.2 Reabsorção e Depósito de Osso 7.3.3 Atividade Física Vs. Remodelagem Óssea 7.3.4 Inatividade Vs. Remodelagem Óssea 7.3.5 Osteoporose 7.4 Arquitetura do Osso 7.4.1 Osso compacto e esponjoso 7.5 Biomecânica da Força Óssea 7.5.1 Características Anisotrópicas 7.5.2 Características Viscoelásticas 7.5.3 Força e dureza 7.5.4 Tipos de cargas 7.5.5 Lesões em Atividades Esportivas |
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
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06 Atividades
Avaliativas
01 Avaliação
Teórica NP1
01 Avaliação
Teórica NP2
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TÉCNICAS E RECURSOS:
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Leituras/trabalhos
em sala (individuais/grupos)
Leituras/trabalhos
para casa (individuais/grupos)
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