FACULDADE MATO GROSSO DO SUL CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO
FÍSICA
Disciplina: CORPOREIDADE E MOVIMENTO HUMANO 01º SEMESTRE A ABRIL.2015
Prof. RAFAEL DO NASCIMENTO VALENTE
Prof. RAFAEL DO NASCIMENTO VALENTE
INTRODUÇÃO
AO ESTUDO DO CORPO HUMANO E DO MOVIMENTO: EDUCAÇÃO CORPORAL
01. Como o corpo obtém
energia para realização de atividades físicas?
02. Dê exemplos de
capacidades físicas.
03. Dê exemplos de
habilidades motoras.
04. O que significa
desenvolvimento orgânico funcional? Explique com suas palavras.
05. O que é uma
atividade física estruturada?
06. Como é possível
trabalhar o esporte educacional com crianças e adolescentes no ambiente
escolar?
07. Explique o esforço
do exercício e a ação do exercício. Dê exemplos.
08. De acordo com a
pesquisa que foi solicitada, explique o que é cultura corporal.
O ESTUDO DO MOVIMENTO: MOTRICIDADE HUMANA
01. Explique com suas palavras o significado de motricidade.
01. Explique com suas palavras o significado de motricidade.
02. Quais são os
segmentos do corpo humano?
03. Quais são as articulações
estudadas do corpo?
04. Quais são as
posições anatômicas (movimentos osteocinemáticos) que o corpo realiza?
05. Quais movimentos o
quadril realiza?
06. Quais articulações
realizam o movimento de flexão?
07. Quais articulações
realizam o movimento de rotação?
08. Qual a diferença
entre os movimentos de abdução e adução?
09. Quais movimentos a
articulação do pescoço não realiza?
10. Quais articulações
realizam o movimento de circundação?
11. Sobre o movimento humano, analise as imagens abaixo e descreva o
movimento osteocinemáticos e a articulação nas imagens indicadas abaixo.
ANATOMIA HUMANA APICADA A CONSCIÊNCIA CORPORAL
01. Qual a importância do estudo da anatomia para a consciência corporal do professor de Educação Física?
01. Qual a importância do estudo da anatomia para a consciência corporal do professor de Educação Física?
02. Qual a diferença
entre o osso compacto e osso esponjoso? Onde eles estão localizados?
03. Como os ossos são
classificados? Dê um exemplo e cada um.
04. Quais estruturas
ósseas fazem parte do esqueleto axial e quais fazem parte do esqueleto
apendicular?
05. Como é chamada a
faixa de cartilagem localizada entre epífises e diáfises.
06. Esquematize um osso
longo e identifique a diáfise e as duas epífises.
07. Como é nome popular
do osso que está localizado na “maçã” do rosto?
08. Identifique os
ossos que formam o crânio, indicados na imagem:
09. Como a coluna
vertebral é dividida?
10. Por que a coluna
vertebral possui curvaturas?
11. Quais são as
funções da caixa torácica? Ela é composta por quais ossos?
12. Quais ossos estão
localizados no antebraço?
13. A espinha da
escápula e o acrômio são estruturas (acidentes ósseos) de qual osso?
14. A cintura escapular
é constituída por quais ossos?
15. Como chamam-se as
duas extremidades da clavícula?
16. Qual osso está
localizado no braço?
17. Descreva funções da
cintura pélvica.
17. Qual osso está
localizado na coxa?
18. Explique a patela.
19. O que existe entre
tíbia e a fíbula?
ARTIGO: EFEITOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A SAÚDE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
01. De acordo com Carpensen, Powell e Christenson (1985) o que significa atividade física e exercício físico?
01. De acordo com Carpensen, Powell e Christenson (1985) o que significa atividade física e exercício físico?
02. O artigo discute na
página 43 a necessidade de diminuir o sedentarismo. O que texto fala sobre os
índice e causas do sedentarismo?
03. O que descrevem
Cavill, Biddle e Sallis (2001) em relação a carga de atividade física?
04. Resuma os três
objetivos do artigo mencionados na página 43.
05. Quais são os
benefícios da prática regular de atividade física em crianças e na idade
adulta?
06. Hohepa, Schofield e
Kolt (2006) observaram que jovens estudantes relacionam os efeitos benéficos da
prática de atividade física a cinco temas gerais. Quais são eles?
07. Pesquisas em
ciências da saúde apontam que a atividade regular promove a prevenção de
várias. Quais são ressaltadas no artigo?
08. O que artigo
discute sobre a obesidade?
09. O que dizem Sothern
(1999) e Hohepa (2006) sobre as estratégias e programas de promoção de
atividade física em crianças e adolescentes?
10. O que dizem autores
sobre a relação entre comportamentos sedentários e a prática reduzida de
atividade física entre crianças e adolescentes?
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