quinta-feira, 9 de abril de 2015

CORPOREIDADE E MOTRICIDADE 2015: Questionário


FACULDADE MATO GROSSO DO SUL       CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Disciplina: CORPOREIDADE E MOVIMENTO HUMANO     01º SEMESTRE A              ABRIL.2015
Prof. RAFAEL DO NASCIMENTO VALENTE

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO CORPO HUMANO E DO MOVIMENTO: EDUCAÇÃO CORPORAL
01. Como o corpo obtém energia para realização de atividades físicas?
02. Dê exemplos de capacidades físicas.
03. Dê exemplos de habilidades motoras.
04. O que significa desenvolvimento orgânico funcional? Explique com suas palavras.
05. O que é uma atividade física estruturada?
06. Como é possível trabalhar o esporte educacional com crianças e adolescentes no ambiente escolar?
07. Explique o esforço do exercício e a ação do exercício. Dê exemplos.
08. De acordo com a pesquisa que foi solicitada, explique o que é cultura corporal.


O ESTUDO DO MOVIMENTO: MOTRICIDADE HUMANA
01. Explique com suas palavras o significado de motricidade.
02. Quais são os segmentos do corpo humano?
03. Quais são as articulações estudadas do corpo?
04. Quais são as posições anatômicas (movimentos osteocinemáticos) que o corpo realiza?
05. Quais movimentos o quadril realiza?
06. Quais articulações realizam o movimento de flexão?
07. Quais articulações realizam o movimento de rotação?
08. Qual a diferença entre os movimentos de abdução e adução?
09. Quais movimentos a articulação do pescoço não realiza?
10. Quais articulações realizam o movimento de circundação?
11. Sobre o movimento humano, analise as imagens abaixo e descreva o movimento osteocinemáticos e a articulação nas imagens indicadas abaixo. 



ANATOMIA HUMANA APICADA A CONSCIÊNCIA CORPORAL
01. Qual a importância do estudo da anatomia para a consciência corporal do professor de Educação Física?
02. Qual a diferença entre o osso compacto e osso esponjoso? Onde eles estão localizados?
03. Como os ossos são classificados? Dê um exemplo e cada um.
04. Quais estruturas ósseas fazem parte do esqueleto axial e quais fazem parte do esqueleto apendicular?
05. Como é chamada a faixa de cartilagem localizada entre epífises e diáfises.
06. Esquematize um osso longo e identifique a diáfise e as duas epífises.
07. Como é nome popular do osso que está localizado na “maçã” do rosto?
08. Identifique os ossos que formam o crânio, indicados na imagem:


09. Como a coluna vertebral é dividida?
10. Por que a coluna vertebral possui curvaturas?
11. Quais são as funções da caixa torácica? Ela é composta por quais ossos?
12. Quais ossos estão localizados no antebraço?
13. A espinha da escápula e o acrômio são estruturas (acidentes ósseos) de qual osso?
14. A cintura escapular é constituída por quais ossos?
15. Como chamam-se as duas extremidades da clavícula?
16. Qual osso está localizado no braço?
17. Descreva funções da cintura pélvica.
17. Qual osso está localizado na coxa?
18. Explique a patela.
19. O que existe entre tíbia e a fíbula? 


ARTIGO: EFEITOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A SAÚDE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
01. De acordo com Carpensen, Powell e Christenson (1985) o que significa atividade física e exercício físico?
02. O artigo discute na página 43 a necessidade de diminuir o sedentarismo. O que texto fala sobre os índice e causas do sedentarismo?
03. O que descrevem Cavill, Biddle e Sallis (2001) em relação a carga de atividade física?
04. Resuma os três objetivos do artigo mencionados na página 43.
05. Quais são os benefícios da prática regular de atividade física em crianças e na idade adulta?
06. Hohepa, Schofield e Kolt (2006) observaram que jovens estudantes relacionam os efeitos benéficos da prática de atividade física a cinco temas gerais. Quais são eles?
07. Pesquisas em ciências da saúde apontam que a atividade regular promove a prevenção de várias. Quais são ressaltadas no artigo?
08. O que artigo discute sobre a obesidade?
09. O que dizem Sothern (1999) e Hohepa (2006) sobre as estratégias e programas de promoção de atividade física em crianças e adolescentes?
10. O que dizem autores sobre a relação entre comportamentos sedentários e a prática reduzida de atividade física entre crianças e adolescentes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário