A
disciplina de Educação Física Escolar: Ensino Médio do curso de Licenciatura em
Educação Física da FACSUL permite que os estudantes percebam nas aulas,
possibilidades de práticas pedagógicas envolvendo atividades motoras e
discussões teóricas com o público adolescente, em sala de aula e com o Estágio
Supervisionado.
Diferente
do que ocorre em outras etapas da Educação Básica (Educação Infantil e Ensino
Fundamental), o Ensino Médio é um espaço bastante adequado de trabalhar com os
jovens nas aulas de Educação Física, temas teóricos como saúde, qualidade de
vida, importância do esporte e do lazer na adolescência, pluralidade cultural,
discussões sobre a influência do corpo na mídia e na sociedade, padrões de
beleza, musculação e anabolizantes, nutrição e controle de peso, fisiologia e desempenho
esportivo, por exemplo. Muitos jovens passam a freqüentar academias de
ginástica, estão preocupados em cuidar do corpo da alimentação e estão
desenvolvendo sua identidade pessoal e profissional. Nesse sentido, as aulas de
Educação Física podem contribuir para formação dos adolescentes.
A
disciplina permite que os estudantes conheçam o contexto da cultura corporal na
educação física na escola, as tendendências/abordagens pedagógicas da educação
e da educação física, os objetivos da Educação Física, aspectos didáticos: organização
de conteúdos da educação física, avaliação em educação física, prática de
ensino e elaboração de planejamentos de aulas teóricas e práticas no Ensino
Médio. Todas essas questões, discutidas em sala de aula e também nas experiências
práticas dos acadêmicos no Estágio Supervisionado.
Nesse
sentido, a disciplina tem como importância, possibilitar que o estudante
conheça a realidade do espaço escolar e que ele desenvolva sua prática
pedagógica, ministrando conteúdos teóricos e práticos com os próprios colegas
de sala de aula, trabalhando no acadêmico sua formação docente em educação
física escolar.
Programa
da disciplina
As aulas são organizadas por módulos,
facilitando a estrutura e organização dos conteúdos:
1. Tendências
Pedagógicas da Educação e a prática
escolar
1.1 A Pedagogia Liberal: tradicional, tecnicista, renovada (não diretiva e progressivista)
1.2 A Pedagogia Progressista: crítico social, libertadora e libertária
Texto complementar: Educação, Pedagogia e a Educação Física no Brasil (José Christófari Frade)
1.1 A Pedagogia Liberal: tradicional, tecnicista, renovada (não diretiva e progressivista)
1.2 A Pedagogia Progressista: crítico social, libertadora e libertária
Texto complementar: Educação, Pedagogia e a Educação Física no Brasil (José Christófari Frade)
2. Tendências
Pedagógicas da Educação Física
2.1 Influência da Vertente Liberal: higienista-biológica, militarista, técnico-esportiva e competitivista.
2.2 Influência da Vertente Progressista: pedagógico-humanista, educativo-recreativa e popular
2.3 Abordagens Pedagógicas na Educação Físics: construtivista, crítico-superadora, saúde renovada, desenvolvimentista, educação física plural, crítico emancipatória, psicomotricista e tecnicista-esportiva.
Texto
complementar: Educação, Pedagogia e a Educação Física no Brasil (José
Christófari Frade)2.1 Influência da Vertente Liberal: higienista-biológica, militarista, técnico-esportiva e competitivista.
2.2 Influência da Vertente Progressista: pedagógico-humanista, educativo-recreativa e popular
2.3 Abordagens Pedagógicas na Educação Físics: construtivista, crítico-superadora, saúde renovada, desenvolvimentista, educação física plural, crítico emancipatória, psicomotricista e tecnicista-esportiva.
Texto complementar: Reflexões sobre as abordagens pedagógicas em Educação Física (Edson Souza de Azevedo e Viktor Shigunov)
3. Dimensões de
Conteúdos da Prática Docente na Educação Física
3.1 Dimensão conceitual
3.2 Dimensão procedimental
3.3 Dimensão atitudinal
3.4 As Influências e Tendências da Educação Física e suas implicações nos conteúdos escolares
4. Avaliação em Educação Física Escolar
4.1 Por que avaliar? Quem avalia? Como avaliar? O que avaliar? Quando avaliar?
4.2 Avaliação e dimensão de conteúdos
5. Estágio Supervisionado
5.1 Orientação, construção e discussão do Relatório de Estágio Supervisionado na Educação Física Escolar – Ensino Médio
Unidade II: A Educação Física Escolar na Adolescência
3.1 Dimensão conceitual
3.2 Dimensão procedimental
3.3 Dimensão atitudinal
3.4 As Influências e Tendências da Educação Física e suas implicações nos conteúdos escolares
4. Avaliação em Educação Física Escolar
4.1 Por que avaliar? Quem avalia? Como avaliar? O que avaliar? Quando avaliar?
4.2 Avaliação e dimensão de conteúdos
5. Estágio Supervisionado
5.1 Orientação, construção e discussão do Relatório de Estágio Supervisionado na Educação Física Escolar – Ensino Médio
Unidade II: A Educação Física Escolar na Adolescência
6.Atividade
Física, Esporte e Saúde na Adolescência
6.1 Atividade e saúde em crianças e adolescentes
6.2 Aspectos fisiológicos do crescimento do crescimento e do desenvolvimento: influência do exercício
6.3 Atividade física e peso corporal na infância e adolescência
6.4 A motivação para as práticas corporais e para o esporte
7. Educação Física e sua Prática Educativa na Adolescência
7.1 Conhecimento sobre o corpo
7.2 Lesões em atividade física
7.3 Saúde e qualidade de vida
7.4 Treinamento e Musculação
7.5 Cultura Corporal
7.6 Nutrição Esportiva
8. Prática e Formação Docente: Planejamento de aula para Educação Física
O módulo foi especialmente criado para que os alunos vivenciem a criação e a aplicação de uma aula teórica para Educação Física no Ensino Médio. Os alunos serão organizados em grupos e deverão fazer os encaminhamentos do planejamento de uma aula envolvendo conteúdos discutidos em sala para o público adolescente, visto no módulo anterior.
6.1 Atividade e saúde em crianças e adolescentes
6.2 Aspectos fisiológicos do crescimento do crescimento e do desenvolvimento: influência do exercício
6.3 Atividade física e peso corporal na infância e adolescência
6.4 A motivação para as práticas corporais e para o esporte
7. Educação Física e sua Prática Educativa na Adolescência
7.1 Conhecimento sobre o corpo
7.2 Lesões em atividade física
7.3 Saúde e qualidade de vida
7.4 Treinamento e Musculação
7.5 Cultura Corporal
7.6 Nutrição Esportiva
8. Prática e Formação Docente: Planejamento de aula para Educação Física
O módulo foi especialmente criado para que os alunos vivenciem a criação e a aplicação de uma aula teórica para Educação Física no Ensino Médio. Os alunos serão organizados em grupos e deverão fazer os encaminhamentos do planejamento de uma aula envolvendo conteúdos discutidos em sala para o público adolescente, visto no módulo anterior.
Avaliação teórica NP1
Avaliação teórica NP2
Planejamento de aula teórica e aplicação em sala (NP2)
Leitura de artigos em sala de aula e atividades em grupo (NP1 e NP2)
Caderno de campo*
Relatório Final de Estágio Supervisionado
Avaliação teórica NP2
Planejamento de aula teórica e aplicação em sala (NP2)
Leitura de artigos em sala de aula e atividades em grupo (NP1 e NP2)
Caderno de campo*
Relatório Final de Estágio Supervisionado
Nenhum comentário:
Postar um comentário