Apresentação
da disciplina
A disciplina de Corporeidade e Motricidade Humana do curso de Licenciatura em Educação Física da FACSUL acolhe discussões envolvendo a educação física escolar, a saúde e a qualidade de vida, a psicologia, a pedagogia e educação do corpo, a biologia, os cuidados com corpo, as vivências corporais na infância e na adolescência e até mesmo a arte, como a dança e o teatro.
As aulas pretendem discutir conceitos e relações educativas, sociais e culturais sobre o corpo e o movimento humano, estabelecendo diálogos com os estudantes de Educação Física.
A
disciplina se fundamenta teoricamente com elementos históricos e evolutivos até
chegar ao cenário atual, promovendo reflexões construídas culturalmente nas questões
da pluralidade do corpo e da Educação Física. A disciplina desenvolve também
atividades práticas, permitindo que os alunos explorem atividades motoras e
vivenciem a cultura corporal do movimento e o lúdico, já que é importante
desafio para o professor de Educação Física uma maior sensibilização e
preparação corporal para depois lidar com o corpo de outras pessoas.
As
aulas têm como objetivo dialogar sobre a corporeidade e a atividade física não
somente no espaço escolar, mas discutir também a influência da mídia, padrões
de beleza e da sociedade contemporânea na construção desse corpo e na formação
humana. Ao final disciplina de Corporeidade e Motricidade Humana é organizado
com os estudantes o Seminário de Apresentação Coletiva, onde os alunos
apresentam discussões de estudos que foram relacionados aos temas das aulas
durante o semestre.
Nesse sentido, a disciplina tem como importância para o estudante, fornecer conteúdos teóricos e práticos, contribuindo com sua atuação acadêmica e profissional em inúmeras possibilidades de trabalhos corporais na Educação Física.
Programa da disciplina
As aulas são
organizadas por módulos*, facilitando a estrutura e organização
dos conteúdos:
dos conteúdos:
*algumas
temáticas dos módulos serão discutido outras vezes em diferentes momentos da
disciplina.
Educação
Física: Conhecimento, Profissão e Aspectos Curriculares
O módulo apresenta aos
acadêmicos as diferenças e as características das duas habilitações que a
carreira do Educador Físico oferece: a licenciatura e o bacharelado; e também
como é a estrutura curricular do Curso de Educação Física da FACSUL.Representação Social do Professor de Educação Física
A História do Corpo e da Atividade Física
Aprendizagem Motora e Psicomotricidade
Pedagogia do Esporte e do Movimento Humano
Complementa o módulo de
Aprendizagem Motora. O objetivo deste módulo e permitir que os alunos
compreendam o movimento como uma ferramenta de Educação através de leituras de
texto. A educação corporal através do movimento suas
possibilidades de ensino no espaço escolar. Aquisição de habilidades e
consciência do corpo da criança e do adolescente. Entender a motricidade humana
que tem no corpo a sua cultura de movimento e um espaço de intervenção social,
o que significa tratar do ato motor, conduta motora, que move este corpo e de
como este pode ser trabalhado considerando os conhecimentos/saberes
provenientes desta motricidade.
Corporeidade e Vivência Corporal na Educação Física
Conhecer a
importância da cultura corporal através de atividades motoras e possibilidades
de trabalho com as crianças e adolescentes. Compreender a educação física
enquanto uma área do conhecimento que contribui com o processo de ensino e
aprendizagem, através dos diversos conteúdos da linguagem corporal e vivência
corporal: atividades recreativas e lúdicas envolvendo jogos, dança, brincadeiras,
competição, cooperação e educativos para o esporte. Consciência corporal.
Atividades Lúdicas na Educação Física
A proposta deste
item é permitir que os alunos compreendam a importância das atividades lúdicas (brincadeiras
e atividades recreativas) como ferramenta de educação no espaço escolar para o
professor de Educação Física. "Espelho, Espelho Meu: Existe um corpo mais belo que o meu?” Corpo e Mídia
Complementa o módulo de Vivência Corporal. Traz algumas discussões sobre a influência da mídia e da sociedade na construção cultural do corpo humano e suas problematizações, saúde e corpolatria.
Corporeidade Contemporânea: Pluralidade do Corpo
Processos Corporais Criativos
Seminário de Apresentação Coletiva
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