terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Plano de Ensino: CORPOREIDADE E MOTRICIDADE HUMANA (2013)

Apresentação da disciplina

A disciplina de Corporeidade e Motricidade Humana do curso de Licenciatura em Educação Física da FACSUL acolhe discussões envolvendo a educação física escolar, a saúde e a qualidade de vida, a psicologia, a pedagogia e educação do corpo, a biologia, os cuidados com corpo, as vivências corporais na infância e na adolescência e até mesmo a arte, como a dança e o teatro.
As aulas pretendem discutir conceitos e relações educativas, sociais e culturais sobre o corpo e o movimento humano, estabelecendo diálogos com os estudantes de Educação Física.

A disciplina se fundamenta teoricamente com elementos históricos e evolutivos até chegar ao cenário atual, promovendo reflexões construídas culturalmente nas questões da pluralidade do corpo e da Educação Física. A disciplina desenvolve também atividades práticas, permitindo que os alunos explorem atividades motoras e vivenciem a cultura corporal do movimento e o lúdico, já que é importante desafio para o professor de Educação Física uma maior sensibilização e preparação corporal para depois lidar com o corpo de outras pessoas.
As aulas têm como objetivo dialogar sobre a corporeidade e a atividade física não somente no espaço escolar, mas discutir também a influência da mídia, padrões de beleza e da sociedade contemporânea na construção desse corpo e na formação humana. Ao final disciplina de Corporeidade e Motricidade Humana é organizado com os estudantes o Seminário de Apresentação Coletiva, onde os alunos apresentam discussões de estudos que foram relacionados aos temas das aulas durante o semestre.

Nesse sentido, a disciplina tem como importância para o estudante, fornecer conteúdos teóricos e práticos, contribuindo com sua atuação acadêmica e profissional em inúmeras possibilidades de trabalhos corporais na Educação Física.

Programa da disciplina
As aulas são organizadas por módulos*, facilitando a estrutura e organização
dos conteúdos:
*algumas temáticas dos módulos serão discutido outras vezes em diferentes momentos da disciplina.

Educação Física: Conhecimento, Profissão e Aspectos Curriculares
O módulo apresenta aos acadêmicos as diferenças e as características das duas habilitações que a carreira do Educador Físico oferece: a licenciatura e o bacharelado; e também como é a estrutura curricular do Curso de Educação Física da FACSUL.

Representação Social do Professor de Educação Física
A aula faz algumas provocações e reflexões sobre o profissional de Educação Física nos dias atuais, partindo de concepções e discussões: qual o papel do professor de Educação Física?  Como ele é visto pela sociedade/acadêmicos?

A História do Corpo e da Atividade Física
O módulo faz uma breve análise sobre o corpo e práticas corporais em diferentes períodos históricos. O objetivo é fazer com que os estudantes percebam os diferentes significados e representações que o corpo e a atividade física e a carregaram durante a história mundial e brasileira e até lançar olhares para a evolução da Educação Física. Relações do corpo com a educação.

Aprendizagem Motora e Psicomotricidade
O módulo discute algumas concepções sobre “o que é movimento?”. As fases de desenvolvimento do movimento humano. Os três domínios do comportamento humano: cognitivo, sócio-afetivo, motor. Processo de informação e tomada de decisão. Mecanismo de processamento de informação e estímulo-resposta na atividade motora. Psicomotricidade na Educação Física Escolar.

Pedagogia do Esporte e do Movimento Humano
Complementa o módulo de Aprendizagem Motora. O objetivo deste módulo e permitir que os alunos compreendam o movimento como uma ferramenta de Educação através de leituras de texto. A educação corporal através do movimento suas possibilidades de ensino no espaço escolar. Aquisição de habilidades e consciência do corpo da criança e do adolescente. Entender a motricidade humana que tem no corpo a sua cultura de movimento e um espaço de intervenção social, o que significa tratar do ato motor, conduta motora, que move este corpo e de como este pode ser trabalhado considerando os conhecimentos/saberes provenientes desta motricidade.

Corporeidade e Vivência Corporal na Educação Física
Conhecer a importância da cultura corporal através de atividades motoras e possibilidades de trabalho com as crianças e adolescentes. Compreender a educação física enquanto uma área do conhecimento que contribui com o processo de ensino e aprendizagem, através dos diversos conteúdos da linguagem corporal e vivência corporal: atividades recreativas e lúdicas envolvendo jogos, dança, brincadeiras, competição, cooperação e educativos para o esporte. Consciência corporal.


Atividades Lúdicas na Educação Física
A proposta deste item é permitir que os alunos compreendam a importância das atividades lúdicas (brincadeiras e atividades recreativas) como ferramenta de educação no espaço escolar para o professor de Educação Física.

"Espelho, Espelho Meu: Existe um corpo mais belo que o meu?” Corpo e Mídia

Complementa o módulo de Vivência Corporal. Traz algumas discussões sobre a influência da mídia e da sociedade na construção cultural do corpo humano e suas problematizações, saúde e corpolatria.

Corporeidade Contemporânea: Pluralidade do Corpo
Complementa o módulo de Corpo e Mídia. O módulo reúne uma discussão em torno dos diferentes corpos que fazem parte dos grupos humanos na sociedade. Discute padrões corporais e estéticos, transtornos dismórficos corporais e alimentares, estereótipos, gênero e imagem corporal. Diferenças individuais.

Processos Corporais Criativos
O corpo como suporte de criação e expressão corporal. Práticas corporais expressivas envolvendo criação de personagens. As artes cênicas e a expressão corporal como ferramentas pedagógicas na Educação Física Escolar.

Seminário de Apresentação Coletiva
O módulo discute de maneira geral, integrando as temáticas principais da disciplina de Corporeidade e Motricidade Humana. Aproxima o estudo crítico dos estudantes, permitindo reflexões e provocações do pensar acadêmico.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário