Curso: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Funcional/Professor: 937940 – RAFAEL DO NASCIMENTO VALENTE Disciplina: PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA Turma: 01. SEM/2015.1 |
OBJETIVOS
DA DISCIPLINA:
|
OBJETIVOS GERAIS
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
BIBLIOGRAFIA:
|
Básica:
MANOCCHI, Lilian Ferreira. Desafios da docência na formação de professores. São Paulo:
Scortecci Editora, 2012.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA. Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo:
Cortez, 2012.
Complementar:
ALVES, Nilda. Formação de
Professores. São Paulo: Cortez, 2011.
ANTUNES, Celso. Vídeo: 10 Histórias Exemplares.
Coleção Grandes Autores – Atta-Mídia e Educação produzido pela Atta Mídia e
Educação,
BEHRENS, Mariada Aparecida; ENS, Romilda Teodora. Ser Professor-Formação e os desafios na
docência. Curitiba: Editora Champagnat, 2011.
BRANDÃO, C. R. O que é educação? São
Paulo: Brasiliense, 2007.
CUNHA, Maria Isabel da. Trajetórias
e Lugares de Formação da Docência. Araraquara: Junqueira & Martins,
2010.
FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Didática e Docência. São Paulo: Liber
Livro, 2009.
GRANVILLE, M.A. Teorias e
práticas na formação de professores. Campinas: Papirus, 2007.
KRONBAUER, Selenir Gonçalves; SIMIONATO, Margareth Fadanelli. Formação de Professores. São Paulo:
Paulinhas, 2011.
|
EMENTA:
|
Discussão das questões
ligadas à prática docente, em relação à sua responsabilidade pelo processo
ensino-aprendizagem, nas escolas de educação básica. Estimulo à análise crítica
e à reflexão sobre situações reais com base em teorias e compreensão de
textos relacionados com os temas que propiciam a práxis a partir das
referências em ser um professor reflexivo.
|
PROGRAMA
DA DISCIPLINA:
|
01. A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR
02. O ESPAÇO ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE
03. EDUCAÇÃO FÍSICA E DIDÁTICA
04. PLANEJAMENTO DOCENTE E ELABORAÇÃO DE PLANO
DE AULA
04. A EDUCAÇÃO FÍSICA NO COTIDIANO ESCOLAR: VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO
05. JOGO E EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES LÚDICAS NA
APRENDIZAGEM
|
TÉCNICAS
E RECURSOS:
|
Aulas teóricas
Aulas práticas*
Leituras/trabalhos em sala (individuais/grupos)
Leituras/trabalhos para casa
(individuais/grupos)
|
INSTRUMENTOS
DE AVALIAÇÃO:
|
01 Avaliação Teórica NP1
01 Avaliação Teórica NP2
01 Trabalho Prático
|
CRONOGRAMA
DE AULAS
|
||
Data
|
H/A
|
Assunto/Tema
|
24/02
|
1,5h/a
|
Recepção
aos alunos.
|
03/03
|
1,5h/a
|
Apresentação
da ementa, metodologia e avaliação
Representação Social do professor |
10/03
|
1,5h/a
|
O
espaço escolar na contemporaneidade: a escola, a escola como espaço
sociocultural e os saberes docente.
|
17/03
|
1,5h/a
|
Educação
e Didática: para que ensinar? A educação sistemática e assistemática.
Processo didático e ação didática.
|
24/03
|
1,5h/a
|
Leitura
de texto em sala.
|
31/03
|
1,5h/a
|
Discussão
de atividade em sala.
|
07/04
|
1,5h/a
|
Planejamento
docente e elaboração de plano de aula: fundamentos e etapas.
|
14/04
|
1,5h/a
|
AVALIAÇÃO NP1
|
21/04
|
1,5h/a
|
Feriado
|
28/04
|
1,5h/a
|
Educação
Física e Didática
|
05/05
|
1,5h/a
|
Educação
Física e Didática
|
12/05
|
1,5h/a
|
Jogo e
Educação
|
26/05
|
1,5h/a
|
Jogo e
Educação
|
02/06
|
1,5h/a
|
Identidade
do Professor de Educação Física
|
09/06
|
1,5h/a
|
AVALIAÇÃO NP2
|
16/06
|
1,5h/a
|
AVALIAÇÃO PS
|
23/06
|
1,5h/a
|
EXAME FINAL
|
23/06
|
1,5h/a
|
REVISÃO DE NOTAS
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário