segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Plano de Ensino: EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO (2013)

Apresentação da disciplina

A disciplina de Educação Física Escolar: Ensino Médio do curso de Licenciatura em Educação Física da FACSUL permite que os estudantes percebam nas aulas, possibilidades de práticas pedagógicas envolvendo atividades motoras e discussões teóricas com o público adolescente, em sala de aula e com o Estágio Supervisionado.

Diferente do que ocorre em outras etapas da Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental), o Ensino Médio é um espaço bastante adequado de trabalhar com os jovens nas aulas de Educação Física, temas teóricos como saúde, qualidade de vida, importância do esporte e do lazer na adolescência, pluralidade cultural, discussões sobre a influência do corpo na mídia e na sociedade, padrões de beleza, musculação e anabolizantes, nutrição e controle de peso, fisiologia e desempenho esportivo, por exemplo. Muitos jovens passam a freqüentar academias de ginástica, estão preocupados em cuidar do corpo da alimentação e estão desenvolvendo sua identidade pessoal e profissional. Nesse sentido, as aulas de Educação Física podem contribuir para formação dos adolescentes.

A disciplina permite que os estudantes conheçam o contexto da cultura corporal na educação física na escola, as tendendências/abordagens pedagógicas da educação e da educação física, os objetivos da Educação Física, aspectos didáticos: organização de conteúdos da educação física, avaliação em educação física, prática de ensino e elaboração de planejamentos de aulas teóricas e práticas no Ensino Médio. Todas essas questões, discutidas em sala de aula e também nas experiências práticas dos acadêmicos no Estágio Supervisionado.

Nesse sentido, a disciplina tem como importância, possibilitar que o estudante conheça a realidade do espaço escolar e que ele desenvolva sua prática pedagógica, ministrando conteúdos teóricos e práticos com os próprios colegas de sala de aula, trabalhando no acadêmico sua formação docente em educação física escolar.

Programa da disciplina

As aulas são organizadas por módulos, facilitando a estrutura e organização dos conteúdos:

 Unidade I: O Cotidiano e a Didática da Educação Física Escolar

1. Tendências Pedagógicas da Educação  e a prática escolar
1.1 A Pedagogia Liberal: tradicional, tecnicista, renovada (não diretiva e progressivista)
1.2 A Pedagogia Progressista: crítico social, libertadora e libertária

Texto complementar: Educação, Pedagogia e a Educação Física no Brasil (José Christófari Frade)

2. Tendências Pedagógicas da Educação Física
2.1 Influência da Vertente Liberal: higienista-biológica, militarista, técnico-esportiva e competitivista.
2.2 Influência da Vertente Progressista: pedagógico-humanista, educativo-recreativa e popular
2.3 Abordagens Pedagógicas na Educação Físics: construtivista, crítico-superadora, saúde renovada, desenvolvimentista, educação física plural, crítico emancipatória, psicomotricista e tecnicista-esportiva.
Texto complementar: Educação, Pedagogia e a Educação Física no Brasil (José Christófari Frade)
Texto complementar: Reflexões sobre as abordagens pedagógicas em Educação Física (Edson Souza de Azevedo e Viktor Shigunov)

3. Dimensões de Conteúdos da Prática Docente na Educação Física
3.1 Dimensão conceitual
3.2 Dimensão procedimental
3.3 Dimensão atitudinal
3.4 As Influências e Tendências da Educação Física e suas implicações nos conteúdos escolares

4. Avaliação em Educação Física Escolar
4.1 Por que avaliar? Quem avalia? Como avaliar? O que avaliar? Quando avaliar?
4.2 Avaliação e dimensão de conteúdos

5. Estágio Supervisionado
5.1 Orientação, construção e discussão do Relatório de Estágio Supervisionado na Educação Física Escolar – Ensino Médio


Unidade II: A Educação Física Escolar na Adolescência

6.Atividade Física, Esporte e Saúde na Adolescência
6.1 Atividade e saúde em crianças e adolescentes
6.2 Aspectos fisiológicos do crescimento do crescimento e do desenvolvimento: influência do exercício
6.3 Atividade física e peso corporal na infância e adolescência
6.4 A motivação para as práticas corporais e para o esporte

7. Educação Física e sua Prática Educativa na Adolescência
7.1 Conhecimento sobre o corpo
7.2 Lesões em atividade física
7.3 Saúde e qualidade de vida
7.4 Treinamento e Musculação
7.5 Cultura Corporal
7.6 Nutrição Esportiva

8. Prática e Formação Docente: Planejamento de aula para Educação Física
O módulo foi especialmente criado para que os alunos vivenciem a criação e a aplicação de uma aula teórica para Educação Física no Ensino Médio. Os alunos serão organizados em grupos e deverão fazer os encaminhamentos do planejamento de uma aula envolvendo conteúdos discutidos em sala para o público adolescente, visto no módulo anterior.

 Avaliações para a disciplina e estágio

Avaliação teórica NP1
Avaliação teórica NP2
Planejamento de aula teórica e aplicação em sala (NP2)
Leitura de artigos em sala de aula e atividades em grupo (NP1 e NP2)
Caderno de campo*
Relatório Final de Estágio Supervisionado

Nenhum comentário:

Postar um comentário