segunda-feira, 25 de março de 2013

ED. FÍSICA NO ENSINO MÉDIO - Ed. Física Plural

Questões para serem respondidas de acordo com o texto que está no e-mail e na reprografia.

01) O que significa Educação Física Plural?

02) Quais conteúdos fazem parte da Educação Física sob a proposta Plural?

03) Em algumas escolas, as aulas de Educação Física, principalmente nos dois anos do Ensino Médio, transformam-se em um treinamento. O professor passa a ser treinador e o aluno é visto como um atleta. Talvez o principal aspecto desse tipo de aula, seja a visão do professor de que é o aluno é de natureza exclusivamente biológica, e seu corpo constituído por um conjunto de músculos, ossos e articulações, aptos de um treinamento e rendimento. O professor de Educação Física acaba esquecendo-se que ele é além de biológico, precisa desenvolver também o social, o psicológico e o emocional. (Daolio, 1995). Que problemas esse tipo de aula pode trazer para os alunos e também para a própria Educação Física?

04) “É comum ouvirmos pessoas adultas falando de sua experiência de Educação Física com muita tristeza ou com muita raiva. Pessoas que ficaram à margem das aulas, e que não possuem hoje autonomia para usufruir da cultura corporal.”
a) Porque vocês acham que algumas pessoas relatam suas experiências de aulas de Educação Física com tristeza ou raiva?

b) Como a Educação Física pode contribuir para que o aluno vivencie e usufrua sua cultura corporal?



Nenhum comentário:

Postar um comentário