sábado, 14 de março de 2015

PRÁTICA DE ENSINO 2015 - Plano de Ensino


Curso: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Funcional/Professor: 937940 – RAFAEL DO NASCIMENTO VALENTE
Disciplina: PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA  Turma: 01. SEM/2015.1


OBJETIVOS DA DISCIPLINA:
OBJETIVOS GERAIS
  • Proceder ao processo de construção de uma identidade profissional, bem como familiarizar os futuros professores nos contextos educacionais da escola pública e particular do ensino básico. Habilitar o aluno – futuro educador – a programar as suas atividades e estimular a crítica sobre sua ação pedagógica.
  • Essa ação tem como intuito criar oportunidade para que o aluno se defronte com problemas concretos do processo de ensino, a serem sanados com enfoque em aprendizagem e na dinâmica própria do espaço escolar.
  • Propiciar a percepção da educação como formal e informal, que ocorre cotidianamente para o aluno, futuro professor; e é nessa mescla que as situações-problemas são analisadas e suas soluções são direcionadas.

                                              
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Criar possibilidades para que os alunos reflitam sobre diferentes contextos sócio-político-educacionais, familiarizando-os com a organização da educação básica e com as práticas pedagógicas.
  • Oferecer aos alunos um conjunto de atividades de prática de ensino com a finalidade de levá-los a se perceberem como indivíduo inserido em uma sociedade que compreende, entre outros aspectos, a educação e a Educação Física Escolar.

BIBLIOGRAFIA:
Básica:
MANOCCHI, Lilian Ferreira. Desafios da docência na formação de professores. São Paulo: Scortecci Editora, 2012.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA. Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2012.
Complementar:
ALVES, Nilda. Formação de Professores. São Paulo: Cortez, 2011.
ANTUNES, Celso. Vídeo: 10 Histórias Exemplares. Coleção Grandes Autores – Atta-Mídia e Educação produzido pela Atta Mídia e Educação,
BEHRENS, Mariada Aparecida; ENS, Romilda Teodora. Ser Professor-Formação e os desafios na docência. Curitiba: Editora Champagnat, 2011.
BRANDÃO, C. R. O que é educação?  São Paulo: Brasiliense, 2007.
CUNHA, Maria Isabel da. Trajetórias e Lugares de Formação da Docência. Araraquara: Junqueira & Martins, 2010.
FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Didática e Docência. São Paulo: Liber Livro, 2009.
GRANVILLE, M.A. Teorias e práticas na formação de professores. Campinas: Papirus, 2007.
KRONBAUER, Selenir Gonçalves; SIMIONATO, Margareth Fadanelli. Formação de Professores. São Paulo: Paulinhas, 2011.

EMENTA:
Discussão das questões ligadas à prática docente, em relação à sua responsabilidade pelo processo ensino-aprendizagem, nas escolas de educação básica. Estimulo à análise crítica e à reflexão sobre situações reais com base em teorias e compreensão de textos relacionados com os temas que propiciam a práxis a partir das referências em ser um professor reflexivo.


PROGRAMA DA DISCIPLINA:
01. A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR
02. O ESPAÇO ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE
03. EDUCAÇÃO FÍSICA E DIDÁTICA
04. PLANEJAMENTO DOCENTE E ELABORAÇÃO DE PLANO DE AULA
04. A EDUCAÇÃO FÍSICA NO COTIDIANO ESCOLAR: VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO
05. JOGO E EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES LÚDICAS NA APRENDIZAGEM

TÉCNICAS E RECURSOS:
Aulas teóricas
Aulas práticas*
Leituras/trabalhos em sala (individuais/grupos)
Leituras/trabalhos para casa (individuais/grupos)


INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
01 Avaliação Teórica NP1    
01 Avaliação Teórica NP2      
01 Trabalho Prático

CRONOGRAMA DE AULAS 
Data  
H/A 
Assunto/Tema 
24/02
1,5h/a 
Recepção aos alunos.
03/03
1,5h/a 
Apresentação da ementa, metodologia e avaliação
Representação Social do professor
10/03
1,5h/a 
O espaço escolar na contemporaneidade: a escola, a escola como espaço sociocultural e os saberes docente.  
17/03
1,5h/a 
Educação e Didática: para que ensinar? A educação sistemática e assistemática. Processo didático e ação didática. 
24/03
1,5h/a
Leitura de texto em sala.
31/03
1,5h/a
Discussão de atividade em sala.
07/04
1,5h/a 
Planejamento docente e elaboração de plano de aula: fundamentos e etapas.
14/04
1,5h/a 
AVALIAÇÃO NP1
21/04
1,5h/a 
Feriado
28/04
1,5h/a 
Educação Física e Didática
05/05
1,5h/a 
Educação Física e Didática
12/05
1,5h/a 
Jogo e Educação
26/05
1,5h/a 
Jogo e Educação
02/06
1,5h/a 
Identidade do Professor de Educação Física
09/06
1,5h/a 
AVALIAÇÃO NP2
16/06
1,5h/a 
AVALIAÇÃO PS
23/06
1,5h/a 
EXAME FINAL
23/06
1,5h/a 
REVISÃO DE NOTAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário