terça-feira, 7 de abril de 2015

PRÁTICA DE ENSINO 2015: Questionário avaliativo

FACULDADE MATO GROSSO DO SUL
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Disciplina: PRÁTICA DE ENSINO – INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA   01º SEMESTRE A
Prof. RAFAEL DO NASCIMENTO VALENTE

01. Quais são as discussões da disciplina de Prática de Ensino? Qual a importância deste estudo para a sua formação de professor/a?
02. O que significa docente?
03. O professor de Educação Física precisa saber jogar todas as modalidades esportivas. Esta afirmação está correta? Justifique.
04. O que significa representação social?
05. Qual a representação social sobre o professor de Educação Física na sociedade atualmente?
06. Por que no espaço escolar é fundamental que o professor entenda e respeite as diferenças?
07. Qual o significado de cultura?
08. Estabeleça relação entre escola, currículo, cultura e Educação Física?
09. Por que é importante que o/a professor/a conheça a realidade, o ambiente/espaço social que irá trabalhar?
10. Qual o significado de currículo?
11. Libâneo (2004) afirma que, quando os professores planejam o currículo, eles procuram responder duas importantes indagações. Quais são elas?
12. O que significa dizer que dentro do processo educativo e de ensino na escola, ocorrem interesses e intenções?
13. Quais são os dois grandes níveis e modalidades de ensino de acordo com o art. 21 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional?
14. Em qual nível de ensino você se encontra neste momento e em qual área das Ciências o curso de Licenciatura em Educação Física pertence?
15. O que você compreende por escola?
16. O que significa dizer que a escola é polissêmica?
17. Reflita e disserte sobre a seguinte questão: quais são os maiores desafios da Educação Física Escolar?
18. De acordo com Candau (2008), o que significa dizer que a escola é caracterizada como um espaço reflexivo das influências plurais que as diferenças culturais exercem?
19. O que significa didática? Qual a relevância dela na formação docente?
20. Como um/a professor/a de Educação Física pode construir a sua didática?
21. Explique o significado de processo-pedagógico.
22. A educação ocorre somente no ambiente educativo (escola). Esta afirmação está correta? Justifique.
23. Qual a diferença entre educação sistemática e assistemática?
24. Quais são os elementos da ação didática?
25. Como o aluno constrói o conhecimento?
26. Dê exemplos de:
a) aprendizagem/desenvolvimento cognitivo
b) aprendizagem/desenvolvimento motor
c) aprendizagem/desenvolvimento afetivo-emocional
27. O que significa dizer que a escola é um espaço de convivência e troca?
28. O/A professor/a é sempre o centro da ação pedagógica? Justifique.
29. Mencione algumas competências profissionais importantes para o saber/fazer docente.
30. O que o/a o professor/a de Educação Física precisa para elaborar o seu planejamento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário