segunda-feira, 7 de outubro de 2013

BIOMECÂNICA - Plano de Ensino


Curso: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Funcional/Professor: 937940 – RAFAEL DO NASCIMENTO VALENTE
Disciplina: 795V BIOMEC - BIOMECÂNICA  Turma: 01. SEM/2013.2
OBJETIVOS DA DISCIPLINA:
OBJETIVOS GERAIS
Discernir sobre o papel da Biomecânica no estudo do movimento humano;
Aprender a analisar e a manipular as forças presentes no movimento humano;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Compreender a Biomecânica e o seu foco de estudo;
Entender os efeitos que as diversas solicitações mecânicas têm sobre as diferentes estruturas do aparelho locomotor;
Entender as características mecânicas do movimento humano do ponto de vista da biomecânica;

BIBLIOGRAFIA:
HALL, S.: Biomecânica Básica. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 4ª Ed.2005.
FRANKEL, V.H.; NORDIN, M. Biomecânica básica do sistema musculoesquelético. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2003.
HAMILL, J.; KNUTZEN K.M. Bases biomecânicas do movimento humano. Editora Manole Ltda., São Paulo, 1999.

EMENTA:
Conceituar a biomecânica e os princípios mecânicos que regem o movimento humano, bem como analisar o comportamento das estruturas do aparelho locomotor frente às diferentes solicitações mecânicas e aos diferentes tipos de exercícios físicos.
Discutir as características das habilidades básicas, dos movimentos cotidianos e dos diferentes gestos esportivos.

PROGRAMA DA DISCIPLINA:
UNIDADE I: APLICAÇÕES BIOMECÂNICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
1. FUNDAMENTOS DO MOVIMENTO HUMANO
1.1 Biomecânica e Cinesiologia
1.2 Descrição dos movimentos: segmento, articulação e movimentos 
2. BIOMECÂNICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

3. BIOMECÂNICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE
3.1 Fundamentos metodológicos da avaliação biomecânica do movimento humano
3.2 Breve histórico da biomecânica
3.3 Perspectivas da aplicação de conhecimentos de natureza biomecânica para a prática profissional na Educação Física e no Esporte
3.3.1 Biomecânica do Esporte: a constante busca pela superação dos limites do homem
3.3.2 Biomecânica do Movimento Humano: buscando soluções para promover a qualidade de vida
3.3.3 Cargas mecânicas geradas pelo movimento humano e as lesões
4. O CONTEÚDO BIOMECÂNICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
4.1 A questão do conteúdo em Educação Física Escolar
4.2 A concepção de Biomecânica nos Parâmetros Curriculares Nacionais
4.3 Experiência prática: um caminho facilitador para a aprendizagem
UNIDADE II: APLICAÇÕES BIOMECÂNICAS NO MOVIMENTO 

5. BIOMECÂNICA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO: SISTEMA MUSCULAR
5.1 A estrutura do sistema músculo esquelético
5.1.1 Microestrutura dos músculos esqueléticos
5.1.2 Macroestrutura dos músculos esqueléticos
5.2 A ação muscular
5.2.1 Tipos de ações musculares
5.3 As funções dos músculos
5.4 Mecânica de contração
6. BIOMECÂNICA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO: SISTEMA NERVOSO
6.1 O sistema nervoso e o Neurônio
6.2 A unidade motora
6.3 Receptores e reflexos
6.4 Proprioceptores e reflexos proprioceptivos

7. BIOMECÂNICA DO TECIDO ÓSSEO
7.1 Funções do sistema esquelético
7.2 Tipos de ossos
7.3 Características Biomecânicas do Osso
7.3.1 Constituição
7.3.2 Reabsorção e Depósito de Osso
7.3.3 Atividade Física Vs. Remodelagem Óssea
7.3.4 Inatividade Vs. Remodelagem Óssea
7.3.5 Osteoporose
7.4 Arquitetura do Osso
7.4.1 Osso compacto e esponjoso
7.5 Biomecânica da Força Óssea
7.5.1 Características Anisotrópicas
7.5.2 Características Viscoelásticas
7.5.3 Força e dureza
7.5.4 Tipos de cargas
7.5.5 Lesões em Atividades Esportivas

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
06 Atividades Avaliativas
01 Avaliação Teórica NP1
01 Avaliação Teórica NP2




TÉCNICAS E RECURSOS:
Leituras/trabalhos em sala (individuais/grupos)
Leituras/trabalhos para casa (individuais/grupos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário