terça-feira, 21 de agosto de 2012

MODELO OFICIAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O QUE PENSAM SOBRE O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPO GRANDE (Exemplo)




Luana Cardoso da Silva
Eduardo Santos
Acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Mato Grosso do Sul/FACUL



Rafael do Nascimento Valente
Mestrando em Educação (UCDB),
Licenciado e Bacharel em Educação Física (UCDB),
Docente no Curso de Educação Física (FACSUL), Professor orientador



RESUMO
Aqui vocês devem elaborar um texto, resumindo todo o trabalho. Devem dizer os objetivos, a justificativa, a problematização, falar sobre o tema e a conclusão da pesquisa, de forma simples e clara. No Projeto de Pesquisa, ainda não deve trazer a conclusão da pesquisa.

Palavras-chave: (três palavras que ajudam a definir sobre o tema da pesquisa)
1. Educação Física 2. Professor de Educação Física 3. Representação Social



INTRODUÇÃO


Situa o/a leitor/a sobre a temática da pesquisa, diminui a curiosidade inicial, provoca a leitura. Apresenta o processo de pensar, desenvolver e concluir a pesquisa sem apresentar os resultados e as conclusões. O tema é apresentado como um todo, contextualizado (historicamente, politicamente, economicamente, culturalmente) na sociedade e na área de conhecimento da Educação Física.


No Projeto de Pesquisa, deve conter:


- Apresentação e contextualização (o tema, linha de pesquisa, local da pesquisa, sujeito da pesquisa, tipo de pesquisa)


- Justificativa


- Problematização


- Objetivos



DESENVOLVIMENTO (FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA)


Geralmente apresenta subtítulos que organizam o texto e facilitam a leitura e compreensão do mesmo. Os subtítulos devem ser portadores de sentido, resumindo a idéia do conteúdo que apresentam.

Apresenta os fundamentos e a teoria sobre o tema estudado (fundamentação teórica). Conceitos e concepções de autores da área de forma clara e lógica.



METODOLOGIA


Detalhar a metodologia evidenciando de forma clara e explicativa cada passo da pesquisa:


a) a chegada e a estada no campo;


b) os critérios para a seleção da instituição, do grupo, das pessoas (sujeitos), utilização de amostragem (qual? por que?);


c) os procedimentos de coleta de dados;



ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

Organização, a apresentação e a interpretação dos dados coletados.

Expor, com a maior clareza possível, os resultados encontrados:

a) discutir esses resultados tendo como base o referencial teórico (diálogo dos dados com os autores);

b) relacionar com a problematização e os objetivos da pesquisa.



CONSIDERAÇÕES FINAIS


Apresentam as conclusões do/a (s) autor/a (es/s) após o término da pesquisa. Optamos pelo termo Considerações Finais porque, atualmente, devido aos avanços científicos, as pesquisas tendem a não apresentar conclusões fechadas, mas indicativos. Muitas encerram sugerindo novos estudos ou apresentam novas questões sugeridas pela pesquisa.


É a parte onde o/a(s) autor/a(es/s) coloca(m) com mais liberdade a avaliação final sobre os resultados obtidos, defende/m suas concepções, apresenta/m possíveis alternativas de soluções e aplicações práticas. É a parte mais pessoal do texto e está diretamente relacionada com o que foi proposto para a pesquisa e com a visão de cada pesquisador/a. Faz o fechamento da pesquisa.


As considerações finais devem:


o Avaliar a pesquisa e as contribuições que trouxe para o/a(s) autor/a(s) e para a área de conhecimento mais relacionada ao tema.


o Responder as perguntas iniciais (problematização) e aos objetivos propostos, ou explicar porque não foram respondidas (perguntas) ou alcançados (objetivos).


o Retomar, de maneira mais conclusiva, os principais achados da pesquisa.


o Apresentar alguns indicativos para a superação do contexto detectado pela pesquisa e indicar, se for o caso, a necessidade de continuidade ou de outros estudos/pesquisas complementares.



REFERÊNCIAS


É o conjunto de indicações que possibilitam a identificação de documentos, publicações, no todo ou em parte. Todos os/as autores/as citados/as no texto devem constar nas referências. Não utilizar a expressão Referências Bibliográficas ou Bibliografia, pois essa terminologia foi alterada em 2002.

Para o projeto, no mínimo 05 referências. Podem ser livros, artigos, revistas.



AGRADECIMENTOS


Texto breve, direcionado às pessoas ou instituições que contribuíram com o desenvolvimento da pesquisa ou com a formação universitária. Evitar agradecimentos que servem para excluir e machucar pessoas. É bom lembrar que o TCC permanece muitos anos na biblioteca e que os agradecimentos não são o espaço mais adequado para resolver desentendimentos.



Data: Indicar a data da entrega do Projeto de Pesquisa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário