domingo, 30 de outubro de 2011

Cinesiologia

A natureza holística da cinesiologia
Estudo sobre a atividade física não pode ignorar inter-relações entre corpo, mente e espírito


A cinesiologia é uma disciplina que se concentra na atividade física, suas bases teóricas, o conhecimento obtido por meio de experiência no meio e a prática profissional. Com um campo tão abrangente, é impossível pensar que ela se limite a acompanhar o desempenho motor dos atletas. Sua abordagem precisa orientada de forma holística, condizente com a complexidade das inter-relações entre corpo, mente e espírito dos esportistas.
Embora seja muito comum para algumas pessoas entender a cinesiologia como uma ciência que estuda unicamente o movimento corporal, o objeto de estudo dela é extremamente mais amplo. Por ser focada na atividade física, a disciplina se interessa por tudo que pode causar diferenças no desempenho dos atletas. E essas razões podem ser provenientes de diferentes esferas ou da relação entre elas.
Portanto, o estudo da cinesiologia deve ser feito muito além dos aspectos biológicos da atividade física. Isso inclui uma análise dos antecedentes psicológicos e das conseqüências do esporte e do exercício, dos fundamentos sociológicos, filosóficos e históricos da atividade física, as dinâmicas do desenvolvimento de habilidades, desempenho e aprendizagem e o processo humano envolvido no ensino e transmissão de conteúdo referente à atividade física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário